A violência contra a pessoa idosa é uma questão de saúde pública que precisa ser pensada em termos de atendimento às vítimas, de responsabilização dos agressores e principalmente de prevenção.
Durante três dias no mês de setembro de 2011, representantes dos 92 municípios da cidade do Rio de Janeiro discutem propostas de políticas públicas para o segmento. Com o tema 'O Compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno no Brasil', a Superintendência de Políticas para a Pessoa Idosa da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDEPI) deram início à III Conferência Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.
Abusos contra idosos crescem e preocupam Ministério Público
Um fenômeno preocupante tem acompanhado o envelhecimento populacional: o aumento do número de abusos contra os idosos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 10% dos indivíduos acima de 60 anos são atualmente alvo de sérios problemas de maus-tratos e violações dos mais diversos tipos - físicas, psicológicas, sexuais, legais ou financeiras.
LEI Nº 11.433, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2006 - Dia Nacional do Idoso passou a ser celebrado no dia 1o de ourubro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário